terça-feira, 16 de janeiro de 2018

LEMBRANDO CHICO BUARQUE

Na MPB gosto de dezenas de artistas, entre compositores e cantores. Um dos que mais me fascina com sua vasta e rica obra é Chico Buarque.. Há anos procuro saber tudo sobre sua obra através de livros, jornais, revistas e até histórias. Uma das histórias sobre a obra de Chico que muito me fascinou tomei conhecimento no livro Histórias de Canções, do jornalista e escritor Wagner Homem. 
É sobre a bela "O que será", que Chico fez sob encomenda do na época jovem cineasta Bruno Barreto para o filme "Dona Flor e seus dois maridos". Confesso que ficava intrigado porque tenho o LP "Meus caros amigos", original de  1976, em que Chico interpreta com Milton Nascimento, mas com uma letra diferente da que interpreta com o mesmo Milton no LP "Geraes".  
Na interpretação de Chico e Milton do LP "Caros amigos", a canção além do título "O que será" (que deveria, a meu ver ter uma interrogação), aparece um sub título "À flor da terra". E começa assim:

O que será que será, 
Que andam suspirando pelas alcovas
Que andam sussurrando em versos e trovas
Que andam combinando no breu das tocas 
Que anda nas cabeças, anda nas bocas ...

Já na interpretada também com Milton no LP "Geraes" ela ganha também além do "O que será" outro sub título, "À flor da pele", e uma letra diferente, que começa.assim:

O que será que me dá
Que me bole por dentro, será que me dá
Que brota à flor da pele, será que me dá
E que me sobe às faces e me faz corar
E que me salta aos olhos e me faz atraiçoar
E que me aperta o peito e me faz confessar
E que não tem mais jeito de dissimular
E que nem é direito ninguém recusar....

A fantástica cancão de Chico Buarque ganha ainda uma terceira versão cantada principalmente na abertura do filme de Bruno Barreto, cujo começo da letra é esse:

O que será que lhe dá
O que será meu nego, será que lhe dá
Que não lhe dá sossego, será que lhe dá
Será que o meu chamego quer me judiar
Será que isso são horas dele vadiar
Será que passa fora o resto do dia
Será que foi embora em má companhia
Será que essa criança quer se agoniar
Será eu não se cansa de desafiar
O que não tem descanso, nem nunca terá
O ue não tem cansaço, nem nunca terá
O que não tem limite

(Notem bem, que na interpretação no LP Geraes, ele diz "será que me dá", enquanto na terceira versão ele diz "será que lhe dá")

Uma canção, três títulos e três letras. Não completamente diferentes, ambas com algumas conotações e palavras similares. Porém,.todas com um sentido poético, político e humano que marcam com uma perfeição bem própria a obra desse gênio chamado Chico Buarque de Holanda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário