terça-feira, 17 de maio de 2016

Tuna fora da segunda Regata, dia 29

No Domingo 29 de maio teremos mais uma Regata pelo Campeonato paraense de Remo. E mais uma vez, para tristeza nossa, a Tuna não participará do evento. 
O que está acontecendo, por que a garagem está nessa situação?,  perguntarão os cruzmaltinos mais apaixonado e e até os que não torcem pela Tuna mas admiram o esporte náutico.
O lamentável de tudo isso é que nem o diretor de esportes náuticos nem a diretoria executiva do Clube falam nada, não comentam.
Participo de alguns grupos de pessoas que remam e gostam de esportes náuticos, e sempre procuro me informar alguma coisa sobre a nossa Águia. Mas nada sabem.  Segundo eles, a diretoria náutica da Tuna, ao que parece, jogou a toalha, pois no clube não existem mais atletas.
Conversando dia desses com a senhora que trabalha, Dona Hilda, ela me informou que embora vá todos os dias na garagem, o que existe lá são dois ou três garotos com idade tipo 12 ou 13 anos, sem a menor condição de remar. "Eles vão porque o Ademar vai com eles para incentivar", diz uma Dona Hilda triste com a situação.
Procuro saber dos atletas que até pouco tempo estavam na Tuna, tipo uns quatro ou cinco que poderiam fazer pelo menos um ou dois páreos numa regata. "Há muito tempo que estão no Paysandu, o Seu Lindão levou eles pra lá", responde.
É essa a situação da Tuna na náutica. Sem atletas, o diretor -que parece ou está desgostoso ou sem tempo, pouco vai lá-,  e ate a funcionária me falou de sua tristeza por ver a situação da garagem, em completo abandono.
No início do ano, embora sem querer interferir, me prontifiquei a dar um apoio na Garagem, no que concerne a um modelo de arrecadação. Falei direito com o diretor Fernando Amadeu. Propus ajudar na organização de uma feijoada e fazer uns carnês, inclusive me propondo a arranjar uns três ou quatro doadores mensais. Embora tenha-se mostrado feliz com a idéia, não me procurou, também não insisti.
Amadeu e o presidente do Clube, João Rodrigues, sabem que existem muitos abnegados que gostam do esporte náutico. Talvez se fossem procurados ajudassem, de maneiras que a chama pelo menos ficasse acesa. Mas tanto o diretor náutico como o presidente têm o seu estilo de trabalhar. 
O certo é que pelo andar da carruagem a Tuna, pela primeira vez em sua história, passará um ano sem disputar o campeonato de remo. A Águia foi a única a nunca se licenciar junto à FEPAR. Mas como não existe indícios de que ainda formará equipe para este ano, e depois da segunda regata sem atletas e se treinamento fica cada vez mais difícil, acho que pelo primeira vez o pior vai acontecer.

6 comentários:

  1. Fico triste por isso e por algumas notícias que vejo na Internet. Vi uma notícia sobre futebol interno na Tuna e alguns conhecidos nossos fazendo alguns comentários que me decepcionaram, com um conformismo absurdo, como se dissessem que não tem mais nada para a Tuna nos esportes tradicionais, praticamente que ela está acabada para os esportes. Um deles, vice do Fabiano, disse que estava feliz em ver que a Tuna estava se destacando no futebol interno, já que seu futebol profissional faliu. Ora, quem é ele para fazer estes comentários? Meu pai me disse uma vez que conheceu o pai dele que era português, que provavelmente era tunante, mas este cara que se disse feliz, meu pai me contou que era descaradamente remista.E queria ser o sucessor do Fabiano. Já sabes de quem eu falo? Acho que sim.


    Márcio

    ResponderExcluir
  2. boa tarde Marcos,
    gostaria de saber seu celular para lhe enviar via whatsap uma foto que fiz com o secretario de estado de portugal onde presenteei ele com uma camsia da tuna. seria bom divulgar aqui no seu blog.
    obrigado
    abraços
    luiz paulo pina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria que a Tuna fosse mais valorizada pela colônia luso-brasileira. Não estou generalizando, mas percebo um certo abandono. Vários portugueses e filhos de portugueses parecem se importar só com o Grêmio.E falo falo como luso-descendente que sou. A Tuna já teve mais apoio da colônia.Márcio

      Excluir
  3. Não escondo de ninguém que sou Remista. Todos sabem disso. Mas como conselheiro das comunidades portuguesas levei o nome da Tuna ao sr. Secretario das comunidades e ao Sr presidente da republica. O Secretário me prometeu visitar Belém este ano e quando lhe entreguei a camisa e o livro - gentilmente cedidos pela diretoria da Tuna, disse que deseja conhecer a Tuna quando estiver em Belém

    ResponderExcluir
  4. Caro Luiz, aliás, caro Representante da Comunidade Luso Brasileira, meus celulares continuam os mesmos (como tamb´´em meu sofrimento pelo abandono que vivem os esportes da Tuna. TIM: 98126-3810 - OI; 99984-4013. Pode me ligar que os dois estão 24 horas no ar. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Caro Luiz, aliás, caro Representante da Comunidade Luso Brasileira, meus celulares continuam os mesmos (como tamb´´em meu sofrimento pelo abandono que vivem os esportes da Tuna. TIM: 98126-3810 - OI; 99984-4013. Pode me ligar que os dois estão 24 horas no ar. Um abraço.

    ResponderExcluir