terça-feira, 1 de outubro de 2013

Paratodos, uma canção para todos


Chico não é o Midas da música, mas consegue ser um gênio cuja capacidade criativa o tempo não consegue apagar. "Paratodos" foi um LP lançado em 1993, com uma capa diferente de todos os discos que o poeta carioca fez. Um apanhado de fotografias de várias pessoas, de várias raças, inclusive uma foto sua em que aparece de perfil, tipo daquelas em que o elemento é identificado na polícia.
O carro chefe do disco é a canção "Paratodos", que segundo o historiador Wagner Homem, no livro "Histórias e canções", surgiu quando Chico estava prestes a completar 50 anos e entrou em uma espécie de crise da meia idade. Começou a pensar em sua árvore genealógica, e lembrou de Tom Jobem, que gostava de bincar cantarolando: "O meu pai era gaúcho, o meu avô era do Leme em São Paulo,o meu bisavô era cearense, sou até primo do Vinícius..."  
Capa do LP "Paratodos"
Na canção de Chico, a letra desemboca numa homenagem em que, na genealogia musical do autor, Tom ocupa o papel de maestro soberano ao lado de outros "parentes". Quando fez a canção, Chico mandou um bilhete para Tom, que estava meio impaciente para ouvir música, dizendo-lhe: "ouve esta".
Numa mesa de bar, Tom ouviu e devolveu o bilhete:
"Chico my love:
A tua homenagem me deixou estarrecido. Estou desvanecido, deliquecente, maravilhado, sobretudo porque é Para Todos, para mim, para você".
E finalizando Tom escreveu: 
Eu sempre tive a idéia de fazer uma música para todos; falei com o Vinícius e ele fez com o Baden o "Samba da Bênção"; a minha toada nunca saiu. Mas agora aconteceu. Beijo, beijo, beijo, beijo."
O maestro Tom Jobim tempos Antonio Brasileiro, como é tratado na música de Chico.
depois, lançou seu último disco e deu o nome de

Nenhum comentário:

Postar um comentário