segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Jornalista vale muito mais. Com certeza!

Tenho manifestado, através do faceboock, minha posição sobre a greve dos jornalistas. Não queria postar nada aqui porque os colegas jornalistas que lêem o Blog sabem da minha posição e até como participo dando apoio à greve. 
Para efeito de história, devo dizer que participei da maior greve da categoria que aconteceu em nosso Estado, há quase 20 anos. Fizemos piquetes nos três jornais e no O Liberal tivemos problemas diversos, porque lá foi onde apareceram os maiores "fura greves." . Colegas entraram para trabalhar e  chegaram até a discutir com os piqueteiros.
Hoje a greve está fortalecida, embora quem acompanhe de perto saiba que ainda é grande o número de furões. Às vezes até dá para entender a situação de colegas que talvez por medo de perder seu posto de trabalho, dão um jeitinho para entrar no emprego. No íntimo, sabemos que a maioria não adere indo às manifestações, tem consciência, sabe dos erros da empresa em que trabalham, mas a necessidade de garantir o emprego é maior. 
Por isso não sei se devemos crucificar a quem conhecemos e sabemos ser um bom companheiro e que não pode de maneira nenhuma perder seu trabalho. Agora aquele que critica os companheiros grevistas, que é um perfeito "fura greve", não pode ser poupado.
Aliás, sobre o assunto, uma companheira disse recentemente que "democraticamente tinha o direito de não grevar". Ter tem, mas que é chato é. Já imaginou,  só porque se recebe um salário maior, não se solidarizar com a companheirada que rala por um salário que muitas vezes não chega a ser nem o piso A? Paciência, não?
Os principais adversários do Sindicato são as empresas dos Barbalhos e do pastor Edir Macêdo, como também seu apresentador de programa policial que é bastante linguarudo. Malho neles, estamos juntos e fechados.
Hoje não estou ralando mais nos jornais. Tenho minha própria Editora de Comunicação. Mas meu compromisso com a categoria, com as liberdades democráticas e com o direito de greve, podem crer, nunca vou abandonar. 

2 comentários: