sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Os 100 anos de Luiz Gonzaga





Ontem só postei uma pequena matéria. Problemas pessoais me obrigaram a ficar ausente da empresa e do Blog. Peço desculpas aos caros amigos e seguidores. Tudo resolvido. Agora, me penitencio por não ter colocado nem que fosse já tarde da noite, quando ao me livrar dos problemas tive mais um compromisso (a missa pela formatura de meu filho caçula, o Victor Hugo), uma pequena homenagem ao Rei Luiz Gonzaga.
Gonzagão, o Rei do Baião e de outros ritmos regionais do Nordeste, nasceu num dia 13 de dezembro, há 100 anos passados. Tive o privilégio de vê-lo várias vezes, assistir shows. O primeiro foi em um circo, na minha infância. Fotografei "Seu Luiz", como seus músicos o chamavam e conversei com ele, certa feita quando veio a Belém a convite, se não me engano, de Carlos Santos.
Não vou me alongar falando de Luiz Gonzaga. Acho que o depoimento que vários músicos brasileiros da geração de 60 e 70 fizeram sobre sua obra e sua importância na formação de cada um deles já é o suficiente. 
Gilberto Gil, Caetano Veloso, Raimundo Fagner, Belchior, Ednardo, Alceu Valença, Dominguinhos, Chico Buarque de Hollanda, Geraldo Azevedo, Capinam, Jards Macalé, João Bosco e mais e mais nomes de nossa vasta legião de compositores e cantores admitem que beberam na fonte criativa de Luiz Gonzaga.
Seu filho, Luiz Gonzaga Júnior, cantor e compositor, um dos ícones de sua geração, mesmo com todos os problemas que passou na infância e adolescência por não ter sido criado pelo pai, falou a este escriba e que já postei certa feita: "meu pai é o maior artista deste país". E não era coisa de filho, não. Eram palavras de quem conhece arte.
O Blog, em homenagem ao centenário de Seu Lua, posta uma dos mais bonitos e importantes momentos da carreira de Seu Luiz. A despedida de Luiz Gonzaga do cenário musical. Os últimos momentos de sua vida como artista. Com depoimentos de grandes nomes da música brasileira, como de seu amigo Sivuca, esse foi o último show de Gonzagão. Curtam., vale a pena.  Presente do Blog.

2 comentários:

  1. Quem não assistiu ao filme "Gonzaga de pai pra filho", fica a sugestão. Filme espetacular e, na minha opinião, um dos melhores filmes nacionais que já assisti. Vale muito.

    ResponderExcluir
  2. Uma bela obra. Breno Silveira, o diretor, sem ser piegas mostrou quase poeticamente o lado humano de Gonzagão, que suportou até a revolta do filho, Gonzaguinha, mas o conquistou. Mesmo a princípio sendo um estranho para Gonzagão, foram grandes amigos e se tratavam como pai e filho.

    ResponderExcluir