sexta-feira, 11 de maio de 2012

Sobre três fantásticos craques de futebol

Messi: se chutasse bem com os dois pés....
Amigo desses do dia a dia, me pára na rua e me interroga: "Tu achas  que se o Messi jogasse num time brasileiro, tipo Clube do Remo, ele jogaria assim tão bem, faria tantos gols como faz no Barcelona? Ou se o Cristiano Ronaldo não tivesse um bom meio de campo e excelentes laterais ara dar bolas "na manha" para ele faria tudo que ele faz?
Confesso que ficou pasmado, assim se entender muito, as perguntas do meu amigo.
Mas resolvi responder o que eu acho:
Bem. Inegavelmente o Messi é um grande jogador. Tido e havido como o melhor do mundo. O Cristiano idem.  Um craque. Para mim está mais ou menos no nível do Messi.. Joga muito, tem um excelente domínio de bola, chuta forte e certeiro. 
Ronaldo: até o nome é de craque
Agora se analisarmos os dois craques -de verdade- eles jogam melhor porque têm muitos coadjuvantes jogando com eles. Muitos "assessores". O Messi, por exemplo, faz muitas jogadas individuais, mas o forte dele mesmo são as tabelas e os lançamentos que recebe, sempre em posição de "matar.  As arrancadas são em segundo plano.
A mesa coisa acontece com o Cristiano Ronaldo. è jogador matador, de área. mas faz também das suas individualmente.
Trocando em miúdos: os dois em outras equipes senão o Barcelona e o Real Madri, não renderiam tanto. Isso é o que eu acho.
Aproveitando o gancho, e antes que o meu amigo me pergunte. E o Neymar, faria o que faz em outro time ou na propriá seleção?
Neymar é o mais jovem dos três
Claro que não renderia tanto em outro time, a exemplo dos dois belos jogadores que jogam na Europa. Só que Neymar -não por ser brasileiro- tem muito mais ginga que Messi e Ronaldo. É mais malabarista, mais malandro, inventor de dribles. Ainda é um pouco verde, mas penso que brevemente, mesmo sem sair do Brasil, será o melhor do mundo, se não houver uma política paternalista.
Mas é importante que tenhamos consciência também que ele joga muito no Santos por causa da concatenação que o time possui,  o "vício" de jogar junto, sempre os mesmo caras. Isso é um facilitador para ele sempre produzir bem. Inclusive como Messi e Ronaldo: fazendo gols. Muitos gols.
Agora quem Neymar  se conseguir levar também seu maior "assessor", Paulo Henrique Ganso, estará fazendo um grande negócio. Isso é o que eu penso.

Um comentário:

  1. Começo a achar que o neymar já tem uma vaga nesse cenário internacional junto com os dois. Ele está jogando muito.

    ResponderExcluir