quarta-feira, 2 de maio de 2012

Respeito é bom. E eu gosto!

O repórter paranaense que discutiu, duvidou e quis até tirar uma "casquinha" com o jogador  do Paysandu Harison, foi infeliz e desrespeitoso. Como homem de imprensa, o repórter curitibano não poderia jamais duvidar do poderio de fogo do torcedor do Pará, um dos mais respeitados do país. Mexeu com os brios ods paraenses.  O torcedor paraense já demonstrou isso em várias ocasiões, tanto em competições regionais como em campeonatos brasileiros de ser um dos recordistas em público e renda, sendo as principais equipes de nosso estado -Remo, Paysandu e Tuna (a minha heróica Águia está em terceiro na relação), sinônimo de casa cheia.
Se estiver em Belém no jogo de amanhã o tal repórter se não tiver um piripaque vai ficar roxo de raiva. E, como diria meu amigo coronel Edson Bentes: "e eu choro?", já que mexeu com os brios dos desportistas paraenses, vai saber o que é bom para tosse. Vai presenciar com certeza mais de 30 mil pessoas no Mangueirão. E não vai interessar se as chances do Paysandu classificar sejam bem remotas. O que vai pesar é o paraensismo, a força do torcedor do Pará, que mais uma vez será mostrada a todo o Brasil. 
O repórter vai bater com o beiço na porta e vai, se for coerente, tirar o chapéu. Reconhecerá a força de nosso torcedor, que tem que ser respeitado. De Remo, Paysandu, Tuna e dos outros times paraenses também.

17 comentários:

  1. casa cheia leia-se Remo e Paisandu. A Tuna não possui torcida capaz de lotar o mangueirão

    ResponderExcluir
  2. Concordo em Gênero, Número e Grau. Principalmente com o Número rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando fomos campeões e bi brasileiros em 1985 e 1992 (primeira equipe do Norte, vale dizer) muita gente assistiu nossas vitórias nos dois estádios. Não era só nossa torcida, mas botamos muita gente, inclusive no campo de seu time. Vejam os números e depois questionem.
      Não somos a maior torcida, sequer a segunda. Somos a terceira, mas nos orgulhamos de nossa história e de nossa equipe.

      Excluir
  3. Com respeito, mas dizer que a TLB é a terceira força é brincadeira. Já foi, hoje não é mais. Quem diz isso é gente que parou no tempo como a própria Tuna. Sem dúvida ela tem história tem dois títulos nacionais e uns 11 paraenses mas quem vive de passado é museu. Os times paraenses precisam de gente nova e não da mesma velharada com pensamentos da idade da pedra principalmente na TLB.
    (Daniel)

    ResponderExcluir
  4. Ao Anônimo Daniel, até que tem alguma razão no que falou. Só discordo de quando fala que a Tuna não tem torcida para lotar o Mangueirão. É fato que num jogo comum, sem importância, isso não venha mesmo acontecer, mas dependendo do campeonato em disputa e do desempenho do time no mesmo, a torcida paraense, que gosta da Tuna, vai apoiar o time e quem sabe até lotar o Mangueirão, como já aconteceu em 1985 e 1992, lembra?
    Agora, quanto ao restante da crítica, concordo plenamente e acho justo a renovação, sem perseguição é claro, pois se quisermos mudar alguma coisa no clube temos que pensar grande e reciclar a mentalidade. Mudança de pensamento e de diretrizes no clube são fundamentais para o seu futuro. Os mais antigos, assim prefiro chamar, melhor do que o termo "velharada", serão bem vindo e devem ser sempre respeitados, porém a renovação é fundamental. Se deixarem, quem sabe um dia a coisa mude? De qualquer forma, agradeço pela crítica do visitante e espero que não a Tuna melhore para o futebol do Pará se fortalecer. Remo e Paysandu, apesar das grandes torcidas que possuem, parece que insistem em andar pra trás. Como pode dois times com tamanhas torcidas estarem nas divisões e nas condições financeiras atuais? Que tal refletir sobre isso também? Fora as apaixonadas e fieis torcidas desses clubes, o que mais eles possuem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Possuem muitas... dividas, Gerardo. Têm o patrimônio das torcidas, realmente grandes e até certo pontos fiéis, mas a direção de ambos, com todo respeito, tem muito que aprender, pois os casos de Jobson, Arinelson, Finazi, e de funcionários, que atravessam anos e anos sem recebem salários são fatos incotestáveis.
      Sobre o preconceituoso que assinou Daniel(?) que diz que a Tuna vive de passado, até parece que ele é o atual campeão. Passaram três anos consecutivos sem chegar ganhar um turno. Agora que levaram esse na marra!
      "O problema da lagartixa é que ela não olha para o rabo dela". Deveria ver que no passado, o Manoel Ribeiro, que ainda está por lá, para ganhar partidas tinha que apagar a luz do Mangueirão. E o bicheiro do paysandu, como ele próprio falou, comprava os juízes.
      Na Tuna, mesmo não tendo essa força, que eu saiba não existe e nunca existiu isso.

      Excluir
    2. Rapaz, eu vou te contar, é por isso que eu não torço por esses dois times. Esses caras são tão babacas que acham que aqui só deveria existir remo e paisandu. porque não fazem um campeonato so com eles dois? Não podem ter uma alegria que se acham os bons. O disdascalia deu uma força para eles, elogiu até e eles ainda sacaneiam com a tuna. Diviriam respeitar a história da nossa águia.

      Excluir
  5. Creio que a postagem em andamento deveria ser apenas em referência a uma deselegância do reporter curitibano sobre a torcida paraense e não se transformar em comentários de réplicas e tréplicas. O problema que acabou indo para esse lado. Este blog, apesar de democrático e aberto aos internáutas, basicamente refere-se às coisas ligadas à Tuna. Mesmo com muitos problemas, é o nosso clube e devemos defendê-los de todas as formas. Eu, por exempplo, já visitei vários blogs ligados ao Remo e ao Paysandu mas em momento algum postei algum comentário deselegante na casa deles. Se for para postar criticando de forma pejorativa é melhor nem postar pois terá volta e isso não é bom para um debate sadio. Se for para criticar, tudo bem, pode fazer, mas pense que gentileza, gera gentileza, e deselegância gera deselegância. Seria bom pensar nisso!
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  6. Amigo Von, o fato dos títulos da Tuna - merecidos por sinal, teve a grande ajuda das torcidas de Remo e Paysandu. Como disse o Daniel (Penso ser o Daniel amigo meu que está em Brasília), sou totalmente a favor da renovação nos clubes, em Remo, PSC e Tuna. Tem gente com pensamento pequeno, que pensa como se o clube de futebol fosse time de clube social. Essa gente que já foi presidente deve ficar torcendo e deixar para gente nova expor e colocar em prática idéias novas, idéias atuais e para o futuro (NÃO ME INCLUAM NESSA GENTE NÃO PENSEM QUE QUERO SER DIRETOR OU PRESIDENTE DE CLUBE RSRSRRSRSS).
    Quem além de Remo e Paysandu coloca 40 mil em um estádio? E digo mais: se colocassem 50 mil ingressos para o dia 13 de maio de certeza que lotaria novamente o Mangueirão. E com certeza os 50 mil seriam 100% Azulinos.
    Amigo Von, me mande um e-mail para que eu possa ter seus contatos e você os meus para batermos um papo depois ok? meu e-mail é luizpaulopina@yahoo.com.br
    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tivesse um estádio com capacidade para 100 ou 200 mil lugares, certamente as torcidas de Remo e Paysandu poderiam lotá-lo, tranquilamente! A questão é que isso apenas não basta para formar uma grande equipe amigo! Tem que saber trabalhar e tirar proveito (para o clube é claro!) de tamanha massa, o que não nos parece que esteja acontecendo em nenhum dos dois times. Se a Tuna, ou até mesmo outro time, tivesse pelo menos a metade desses torcedores e do apoio que eles tem a história poderia ser bem diferente. É justamente em cima desse fato que deveriamos trabalhar. Em Pernambuco, assim como Goias e Paraná, por exemplo, as forças da capital são divididas em pelo menos três grandes torcidas, ao invés de duas como aqui. Dessa forma, existe um maior equilibrio de forças e melhor distribuição das atenções da mídia, dos patrocínios e por consequência obtendo um ganho técnico e financeiro mais equilibrado para todos. Já pensaram se no RJ, SP, MG, e RS tivessem apenas dois times para disputar? O ideal, em minha opinião, seria diversificar essas forças ao máximo ao invés de concentrar em apenas duas. O torcedor paraense merecem bem mais que apenas Remo e Paysandu. Desculpem-me mas essa é minha opinião!

      Excluir
  7. Desculpe perguntar Sr. Marcos mas não foi na sua gestão que vocês tentaram comprar um árbitro em uma partida da série C???? O encontro seria até no estacionamento de um supermercado da cidade.... foi ou não foi????

    ResponderExcluir
  8. Em tempo:
    "BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 02.05.12

    NEGATIVO – Técnico Aureliano Beltrão uma vez disse: “Paysandu e Remo são dois bois que não sabem a força que têm”. Essa subestimação da quantidade inicial de ingressos à torcida alvi-azul é uma prova!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é meu amigo, comentei isso hoje. No caso do Remo a diretoria colocou a quantidade de mais de 30 mil porque tinha certeza que o "Fenômeno Azul" compareceria. No Paysandu, assim como o Remo, está muito amador. Não é bairrismo mas penso que o Remo está um pouco melhor, pois não subestima NUNCA sua torcida.
      Anotado o email.
      Abraços

      Excluir
    2. Para o Luiz Paulo:
      Primeiro, não seja grosseiro. Se é uma pergunta, está mal formulada. Já te falei sobre o assunto no Blog, e você já pergunta "atirando": qual teu problema de me agredir, cara? Frustração? Tens que ter nivel, discutir com idéias não com agressões. Vou te responder no nível, se não tens, te preparas intelectualmente para ter.

      1- Durane nossa gestão, recebí um telefonema na Tuna de um árbitro oferecendo-se patra ganhar um jogo da Série C. Me pediu 5 mil reais. Isso é fato. Para ficar tranquilo, fui ao encontro dele no estacionamento de um supermercado, pois a partida era decisiva, e assim como ele havia me tentado, deveria tentar o outro lado, o que acho que fez. Fui eu e um diretor muito conhecido. Lá ele fez a proposta, eu disse que não aceitaria por dois motivos: não tinha o dinheiro; se tivesse não faria porque sou contra essas coisas.
      O que fiz: escreví um documento e mandei para o sr. diretor de árbitros da CBF, dando inclusive o nome do juiz, que é de um estado aqui do Norte. Não deu em nada, mas tempos depois esse mesmo ábitro foi "pego" e agora está afastado do quadro da federação dele e da CBF. Procure o nome dele, é de um estado do Norte.
      P.S.: A Tuna perdeu esse jogo, aliás perdeu não, foi roubada, o árbitro saiu de campo com a polícia horas depois do final da partida.

      2-Isso de bastidores existe, e Remo, Paysandu, equipes de grande torcida e que têm um certo poder, devem ter feito muito isso, pois têm suporte financeiro para isso. O Manoel Ribeiro -que apagava as luzes do Mangueirão quando o Remo estava perdendo- e o bicheiro que declarou na TV que comprava juízes- que já é falecido eram craques nisso.
      P.S.(de novo): Você que foi dirigente de futebol, que viveu alegria e tristeza, deve ter pasado por algumas coisas dessas. Jogadores experientes sabem que isso sempre existiotu, embora hoje seja mais remoto. Lembra do juiz de São Paulo, que "fazia" o s resultado para que as apostas só dessem para um lado? Acabou a carreira dele.
      Coisas erradas n]ao levam a lugar nenhum. Defendo o futebol paraense com atletas, Comissão técnica e dirigentes locais, para que se consiga zerar a sujeira e a incompetência que está aí na cara de todos. Remo e paysandu, que são os maioes em folhas de pagamento e em torcidas, ainda vão morrer na beira durante muitos anos, porque na situação em que estão, não têm como ter uma folha de mais de 100 mil reais mensais. Como está só pagam aos "deles". A maioria não recebe.
      E para mim parou, pois essa discussão fanática não leva a nada. Remo e Paysandu são os maiores, mas o piores administrados. Eu, modéstia à parte, com uma folha de 100 mil tenho certeza que faço uma equipe campeã ou pelo menos competitiva e só local. Formaria um time de diretores sérios, comprometidos. Seria uma maneira de iniciar o sanemaento.
      Agora é só ter coerência para enxergar: Estão os dois numa situação de miséria. A palavra é miséria. Vivem de aparência. O coitado do Ronaldo Pasarinho, que está para enfartar de nervoso, que o diga.
      A Tuna não forma time, o amigo quer que ela se licencie, mas pelo menos não tem dividas. Se dever 50 mil é muito. Já nos dois o negócio é de 7 milhões para cima. E nunca vão pagar. Pelo menos se contnuarem assim.

      Excluir
  9. Sinceramente não quis lhe ofender e nem tenho absolutamente nada contra você. Se lhe ofendi com a pergunta peço desculpas. Eu pelo menos sei pedir desculpas quando alguém se sente ofendido.
    Não tenho frustação não. Aliás por que teria? Não entendi o que quis dizer. E para seu conhecimento nunca ninguém disse que não tenho nível. Se o Sr. acha isso é você quem acha. No dia que eu me preocupar com o que os outros dizem de mim pode me internar que estou maluco. Vc não escreveu 1 linha que o Remo foi campeão do segundo turno, mas tudo bem. Cada um fala o que quer não é mesmo?
    Só toquei no assunto porque vc falou que Miguel Pinho comprava arbitragem e a noticia que corre na cidade é o fato que aconteceu(?) na Tuna durante sua gestão.
    Mais uma vez me desculpe caso tenha lhe ofendido. Não era minha intenção, acredite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos por ordem, para acabar com essa perlenga:
      Primeiro que não foi eu quem falou que o bicheiro comprou árbitro. Foi ele mesmo na TV. O Árbitro, se não me engano foi o baiano José Serapião. Não costumo acusar, tampouco sou chegado a disse-me-disse.
      Segundo, acho que só você falou ou fala que na minha gestão aconteceu algo com relação à arbitragem. O que aconteceu eu já lhe falei (já havia falado) e o árbitro deve ter feito algum negócio com o outro time, conosco não. E você sabe que quem tentou fazer algo irregular foi o árbitro que me procurou. Eu jamais. Tenho testemunha idônea, por isso não fui só até o estacionamento do supermercado.
      Essa "estória" (sem "h" mesmo) de que corre na cidade é papo furado, coisa de quem não tem o que fazer.
      Sobre eu ficar ofendido, é porque acho que não tem sentido você usar o termo "vocês tentaram comprar um árbitro num jogo da Série C". O futebol da Tuna é apaixonante mas muito difícil, quem já presidiu o clube ou foi diretor sabe disso. A Tuna é diferente dos demais daqui, porque além de futebol tem o clube social, as escolinhas, a sede náutica, os esportes amadores, etc. Dinheiro lá é coisa rara. Quem dirige se não tiver muita responsabilidade, fica no vermelho. Não tem e nunca terá condições de trabalhar com bastidores. A Tuna, ao contrário dos dois outros do Pará -fora esse atual presidente-, quem dirige administra com paixão, com respeito pela história. Jamais vai manchar o nome cruzmaltino. Mesmo porque -mais uma vez ao contrário de Remo e Paysandu- a maioria dos associados nem cruzmaltinos são, e preferem o clube social ao time de futebol.
      Não falei nada sobre a vitória do Remo porque achei muitas coisas esquisitas, como a expulsão do jogador do Águia, o pênalti a favor do clube marabaense não marcado e, usando de bom senso, a meu ver, o Remo não apresentou futebol para ganhar o jogo. Por isso evitei polemizar. Mas, como todos falam, o que vale é a vitória. Parabéns pela sua equipe, que tem tudo para ganhar o título do ano.
      Espero ter esclarecido. E tenha certeza: não tenho nada contra você, mas é porque muitas vezes você faz a gente perder um pouco a linha. Desculpe qualquer coisa. Bola pra frente.

      Excluir