quarta-feira, 23 de maio de 2012

A poesia revolucionária de Pablo Neruda

Este escriba homenageia hoje o grande poeta chileno Pablo Neruda, que com sua poesia incentivou a luta de jovens e adultos de mente libertária de todo o mundo. Neruda foi obrigado a passar muito tempo longe de sua terra e no exílio viveu a tristeza e a saudade de amores e de sonhos.
Seu estilo romântico e principalmente político, funcionou como foco de resistência de várias gerações de chilenos e pessoas de nações latinas, como o Brasil, pois sua poesia sempre cheia de faces mostra um rosto diferente para cada realidade.
Por toda sua contribuição poética-revolucionária, Neruda não entrou na Revolução Chilena
apenas como um “rosto sisudo”, mas sim com uma face política resistente e com um olhar
crítico perante o poder, assim como ele mesmo escreve em vários de seu poemas.
Em 2013 completa 40 anos da morte de Pablo Meruda. Mas sua obra continua atual e sempre presente no seio dos que lutam pela liberdade: liberdade de pensar, de trabalhar sempre por melhores dias para os mais humildes, os trabalhadores, enfim de luta de todos os povos do mundo que sempre acreditarão no sonho de liberdade.
Aos seguidores e navegantes um dos belos e importantes poemas de Pablo Neruda um poeta que todos os libertários brasileiros certamente se identificam.
O poeta chileno Pablo Neruda


“Eu não me calo”

Perdoe o cidadão esperançado
Minha lembrança de ações miseráveis,
Que levantam os homens do passado.
Eu preconizo um amor inexorável.
E não me importa pessoa nem cão:
Só o povo me é considerável,
Só a pátria é minha condição.
Povo e pátria manejam meu cuidado,
Pátria e povo destinam meus deveres
E se logram matar o revoltado
Pelo povo, é minha Pátria quem morre.
É esse meu temor e minha agonia.
Por isso no combate ninguém espere
Que se quede sem voz minha poesia.

2 comentários:

  1. A contribuição de Neruda para as letras, a cultura e a política na América Latina foi fundamental. Quem não viu O Carteiro e o Poeta, que mostra um pouco de sua vida na Itália?

    ResponderExcluir
  2. Neruda é um marco histórico no Mundo da poesia Universal.

    ResponderExcluir