quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Greve na Seduc: Governo ataca de vítima!

Por que o governador não negocia com os grevistas? Por que ele se nega a pagar o piso nacional aos professores? É mais fácil radicalizar com os trabalhadores, dizendo que só negocia se os professores pararalisarem a greve. Abre, assim, um precedente para que a categoria também radicalize e responda: só voltamos a trabalhar depois que o governador negociar.
A intransigência do governo bate de frente com a dos trabalhadores na Educação. É a história de dois ranhetas, nenhum dos lados cede e quem perde é o estudante, que vive agora o problema de ter o final de ano atrapalhado, pois se a greve acabar os professores terão que repor as aulas e isso só pode acontecer no final do ano. Então, férias que é bom ninguém vai ter.
Tenho certeza de que os professores, em sua maioria, querem voltar às salas de aulas. Só que como o governo não quer ceder, não quer pagar o piso salarial nacional agora, tampouco negociar um prazo, qualquer coisa que faça com que a categoria tenha uma garantia de que algo será feito, então neca, neca. Onde estão os "gênios" da habilidade que não sabem negociar? Ou, realmente, não querem?
O MPE já declarou que a greve é ilegal. Mas o mesmo MP teria que ver que também é ilegal o governo não pagar o salário dos professores com o valor do piso nacional.  A categoria lutou e tem o direito previsto em lei. Foi uma decisão do TSE, depois de anos e anos de luta de uma categoria que todos nós sabemos que é mal remunerada.
Hoje os trabalhadores em Educação radicalizaram: fecharam a Augusto Montenegro, nas imediações da Seduc. E com toda razão, porque  nem o governador nem  seu secretário de Educação, mostram a cara. Preferem ficar como vítimas, colocando os professores como bandidos, ou seja, lançando a população contra a categoria. 
Nessa briga, a tendência é a corda quebrar do lado mais fraco, que é o dos professores. Mas o Governo também  perde mais, porque fora os problemas que está tendo com os professores e alunos, está roendo também uma pupunha dura com a questão da segurança e da saúde. Seria bom sua assessoria parar de puxar saco e se mexer, alertando o governador, porque desde Janeiro o Pará é uma somatória de problemas e solução que é bom, nadica de nada.


11 comentários:

  1. A chamada pupunha que o governo está roendo é a herança do governo anterior, que tinha uma governadora que só fazia o que seu chefe da casa civil queria. O resultado todos nós sabemos.

    ResponderExcluir
  2. ]EI MANO PQ VC NAO FALA DO GOVERNO DILMA????? PQ NAO DIZ QUE TEMOS UMA PRESIDENTA SEM MORAL, ONDE MINISTRO PRATICAMENTE DISSE QUE ELA NAO MANDA NADA_?

    ResponderExcluir
  3. Quero ver é o resultado do que essse vai deixar, pois até agora é só violênciana capital e nos municípios, greve de trabalhadores, assasinato de trabalhadores rurais, festa nos pres[idios, garotas de menor e proostitutas na maior onda com o presos, e ponha zorra nisso.
    Estou querendo que ele acerte, mas seus colaboradores não querem, parece, e enquanto isso "a coisa aqui tá preta", como diz o samba do Chico.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o PRIMEIRO anônimo. Na verdade a violência não é de agora, todo mundo sabe disso. A ex-governadora (Graças a Deus se foi) não fez nada vezes nada na segurança e na saúde. Agora que o Governo está fazendo o hospital do cancer infantil, que o próprio Jatene fez no final do seu mandato e a Ana Julia não fez nada. A ex-governadora investiu em segurança ALUGANDO carros 1.0 economy para a polícia. Como eu sempre digo, separem o joio do trigo.
    Quanto a questão de presídios na mesma hora o superintendente penal foi pra rua junto com uma galera. É claro que também quero que o Jatene repita e faça melhor que seu último mandato e que seus assessores não atrapalhem.
    Negociar o governo negocia, só não pode é abrir as pernas. E outra: Ninguém tem direito de interditar ruas. Resolvam seus problemas mas não atrapalhem quem não tem nada haver com o pato. Tentaram invadir o palácio. Que que é isso? Depois a polícia mete o cacete acham errado como fizeram na USP em SP. No caso de SP a polícia está certa, porque ali não é estudante - é vagabundo que quer a polícia fora para poder consumir drogas no campus. Não vamos muito longe, pois me formei pela UFPa e aqui ocorre a mesma coisa.

    LUIZ PAULO PINA

    ResponderExcluir
  5. Olha, questão de opiião(política) sua. Não acho o governador bom gestor nem bom caráter. Acho meio preguiçoso e é isso. Quanto a polçícia meter o cacete, acho que não tem nada a ver. Também fui estudante, convivi com meus colegas na Univesidade e sei que tem os caras que vão estudar, os que vão fazer politica e os que vão fazer outras coisas. Isso não interessa. Só acho que temos que ter coerência: não é ficar dizendo que a Ana Júlia não fez nada porque não gosta do PT e dela. O próprio Almir, que foi quem "fez" o jatene diz que ele é fraco como gestor e preguiçoso, preferindo pescar. Eu acho que ele pode ser um bom economista, mas é muito arrogante, perseguidor, de direita, anti-democrático. Não tem preparo político para ser governador. Aliás, ele nem defende o Pará na questão da divisão. Talvez seja mais "confortável" ficar em cima do muro. O resto quem queiser achar que ache.

    ResponderExcluir
  6. A questão não é gostar ou não do PT e da Ana Júlia. É a verdade. O que a Ana Júlia fez???
    A Ana Júlia é tão incompetente, tão fraca que não conseguiu nenhum cargo com a sua chefa Dilma. Não conseguiu ser nem porteira do PT. Estou mentindo?
    Votei no Almir sim. Foi o governador que mais trabalhou pelo Pará, se não for cite-me quem fez tanto pelo Pará como ele. Só que agora não voto mais. Ele cuspiu no prato que comeu. É invejoso. O Jatene é um político correto, cumpriu o que promoteu com Almir em não se reeleger e o Almir depois sacaneou com ele. É a verdade e a verdade não mente.
    Quanto a meter o cacete digo nos estudantes vagabundos. É claro que existem os estudiosos, sem dúvida. Mas quem faz anarquia em universidade é vagabundo fantasiado de aluno.
    Leia o jornal O liberal - cardeno poder página 3.
    Certamente você não vai acreditar, mas como disse: A Verdade não mente jamais.
    Mas como já disse uma vez. Esse tipo de conversa não rende. Sou PSDB e vc PT. Pra mim o PSDB é melhor e vc acha o PT. Cada qual com sua bandeira, não é mesmo?

    LUIZ PAULO PINA

    ResponderExcluir
  7. E as minhas são VERMELHA e VERMELHA, VERDE E BRANCO!

    ResponderExcluir
  8. eu costumo avaliar mais pelo candidato do que pelo partido,mas o que posso dizer é que muito dificilmente eu votaria 45.

    ResponderExcluir
  9. eu hein,vai que um dia eu voto 45 e acabo sendo privatizado,hehehehehe.

    ResponderExcluir
  10. Julio, o teu 13 quer privatizar os aeroportos sabia?

    Por isso, Eu bato é no peito: 13 Jamais!

    LUIZ PAULO PINA

    ResponderExcluir