segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A jovem poesia do centenário Drumond


Feliz falo de poesia. Feliz falo de poetas. Feliz falo de Drumond.
Nosso poeta maior que aniversaria hoje, mas que se foi há 24 anos era um homem simples, de pouca fala e de muita luminosidade poética. Nasceu no meio das montanhas, em Itabira, terra do ferro. Itabira, nas Minas Gerais, tão cantada pelo poeta.
A poesia entrou em sua vida desde cedo. Mas formou-se em Farmácia. Um poeta dentro de uma farmácia. Ele próprio não se imaginava assim.
Em plena efervescência do Modernismo, o jovem Drumond escreveu para o poeta Manuel Bandeira, onde confessou sua admiração ao homem que queria ir embora para Parsárgada. No mesmo ano, 1924, conheceu os modernistas Mário e Oswald de Andrade e a pintora Tarsila do Amaral, aquela do Abaparu, o quadro mais importante já pintado no Brasil.
Foi nesse mesmo período que Drumond publicou um de seus poemas mais famosos e mais conhecidos:" No meio do caminho". Drumond chocou os puristas e escandalizou o mundo literário. Aliás, esse poema, juntamente com "José",  fez Drumond atingir as classes de pessoas mais simples.
Em 1982, quando Drumond completou 80 anos, este escriba ouviu um longo depoimento do Poeta no rádio. Confesso que foi a partir daí que passei a admirar a pessoa de Drumond, embora já conhecesse o poeta e cronista desde a época de estudante, de livros e de crônicas que escrevia no  JB.
Drumond, dentre suas paixões, teve uma especial pela filha Maria Julieta. Julieta, que era escritora, além de maior amiga e confidente do Poeta,  morreu em 5 de Agosto de 1987.  A dor de Drumond foi tamanha que ele pediu à sua cardiologista que lhe receitasse "um infarto fulminante".  A médica não atendeu a seu pedido, mas mesmo assim o Poeta se foi em 17 de Agosto, 12 dias depois da partida de Maria Julieta. Drumond morreu numa clínica, segurando as mãos de sua namorada Lygia Fernandes, com quem o Poeta teve uma relação paralela ao seu casamento por 35 anos.
No próximo ano, dia 31 de Outubro, Drumond completaria 110 anos. Hoje, aniversário de 109 anos do Poeta, um poema onde Drumond brinca com as palavras, românticamente, com a peculiar  perfeição drumoniana.  "As sem-razões do Amor". Presente do Blog aos amantes da boa poesia que a mineira Itabira ofertou para o mundo.

As sem-razões do amor
 
Drumond.: A arte de embelezar as palavras.
Eu te amo porque te amo.
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabe sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.
Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.
Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.
 

3 comentários:

  1. Grande Drumond,orgulho-me de possuir a coleção completa de sua obra lançada pela editora Best Bolso em 3 volumes,é o único poeta brasileiro de alcance realmente mundial,e todos os aspectos do seu trabalho são fascinantes.

    mas,diga.........só por curiosidade,onde o senhor arrumou aquela camisa que tinha o simbolo da Tuna e ao mesmo tempo falava contra a divisão do estado,que o senhor tava usando ontem ?

    ResponderExcluir
  2. O Poeta é realmente motivo de nosso orgulho. Parabéns por ter e gostar da obra drumoninana.
    Sobre a camisa, é criação nossa, e nós mesmo confeccionamos. Como é um trabalho que nos envolvemos também, custa somente 30 reais e com o nome da pessoa. Agora mesmo me ligaram e encomendaram 20 de uma vez. Não ganhamos, mas pelo menos divulgamos um pouco de nossas idéias.
    Ah, veja no Blog da Atat (Atat pa) o bolo de nosso aniversário, que só não lhe convidamos porque não tínhamos seu numero de telefone.

    ResponderExcluir
  3. eu vi,ficou lindo teu bolo,eu não sei se o senhor lembra mas eu sou a favor da divisão do Pará,não quero entrar nessa discussão,pelo menos não agora.
    Eu só perguntei pq eu tava afim de mandar fazer umas camisetas pra mim e um amigo meu disse que quem faz esses serviços são as gráficas,dai eu lembrei que o senhor tem uma gráfica.

    minha pergunta é:se eu lhe arrumasse as imagens e as camisas em branco,será que o senhor fazia umas camisas "personalizadas" pra mim,a gente combina o preço,pra não tumultuar teu blog toma meu e-mail:juliocoimbraneto@gmail.com

    abraços.

    ResponderExcluir