domingo, 8 de maio de 2011

O Samba de Noca da Portela e o amigo argentino

Hoje cedo, ouví um dos sambas que mais gosto. Que mais gosto porque me trás a recordação de um grande amigo que já se foi e que mesmo não sendo brasileiro era um amante das coisas do Brasil e, principalmente, do samba. Raúl Jassén, jornalista conceituado, correspondente de agência de notícias, foi meu amigo de convivência diária durante quase cinco anos. Quando as notícias chegava da agência da qual ele era correspondente, me passava para traduzir do espanhol para o português. Depois, saíamos pelos bares da Capital Federal, Brasília, para umas "gotejas" de vinho, a bebida preferida de meu amigo.
Voltando à música que me fez relembrar Raúl: Um samba de Noca da Portela, gravado por Chico da Silva, que fez muito sucesso no começo da década de 80. "É preciso muito amor". Com seu portunhol arranhadíssimo, esse samba era diariamente cantado pelo meu amigo, qua prendeu a ter muito carinho e admiração pela cultura brasileira, principalmente a música e a poesia. Quando  certa feita falei do autor do samba, Noca da Portela para ele, quase não acreditou. Duvidava que um homem do povo, com pouca instrução conseguisse transmitir com tanta clareza e sensibilidade o que queria. Raúl ouviu também outros sambistas  do estilo de Noca como Candeia, Cartola, Nelson Cavaquinho e Bezerra da Silva, que ele gostava muito.Uma beleza, a amizade com o meu amigo Raúl, e uma beleza dobrada o samba de Noca.  

Um comentário:

  1. Ione Rodrigues Ferreira18 de julho de 2011 às 16:53

    Oi Marcos, tambem volto ao tempo escutando essa música. Se pudesse girar a chave do tempo...
    "Saludos desde Argentina". Ione

    ResponderExcluir