terça-feira, 12 de abril de 2011

Um poema para o entardecer




Nesta terça em que o sol resolveu esconder-se inexplicavelmente, deixando a tristeza de nuvens chuvosas, nada mais belo que passar para os amigos navegantes um poema de nosso grande e genial poeta português, que fez nossas cabeças juvenís e adultas,

Fernando Pessoa


Bate a luz no cimo...
Bate a luz no cimo
Da montanha, vê...
Sem querer eu cismo
Mas não sei em quê....

Não sei que perdi
Ou que não achei...
Vida que vivi,
Que mal eu a amei !...

Hoje quero tanto
Que o não posso ter,
De manhã há o pranto
E ao anoitecer...

Tomara eu ter jeito
Para ser feliz...
Como o mundo é estreito,
E o pouco que eu quis !

Vai morrendo a luz
No alto da montanha...
Como um rio a flux
A minha alma banha,

Mas não me acarinha,
Não me acalma nada...
Pobre criancinha
Perdida na estrada !.
 








3 comentários:

  1. Fernando Pessoa é excelente.

    ResponderExcluir
  2. Pessoa em Portugal, Cecília e Quintana no Brasil são os revolucionários da poesia moderna.

    ResponderExcluir
  3. Fernando Pessoa e' um grande estímulo à leitura .

    ResponderExcluir