segunda-feira, 28 de março de 2011

Ver-o-Peso, belamente lindo aos 384 anos!

Não precisa nem eleição. O Ver-o-Peso é o mais belo cartão postal de Belém. E do Pará. O Veropa é alegria, poesia, é a brincadeira do vendedor de peixe, do vendedor de verduras, das receitas curadoras da Cheirosinha erveira, filha da inesquecível Cheirosa. O Ver-o-Peso do peixe frito com cerveja gelada, da farinha d'água, da farinha para farofa, da farinha de tapioca. Das frutas novinhas da silva, variadas e coloridas. 
Sou "veropesista" de sete costados. Não passo uma semana sem ir pelo menos um dia dar uma volta no Veropa. Tenho meu fornecedor de peixe, que é  o meu amigo Bebé, que quando não está deixa a tarefa para um de seus filhos, todos peixeiros e meus amigos do Ver-o-Peso. Tenho meu fornecedor de pimenta e até o carregador, que faz questão de levar as compras até o carro, o meu amigo Picapau. 
Ver-o-Peso: bonito porque pode!
No Ver-o-Peso -que infelizmente muitos não gostam de visitar, de passear, de conhecer o quanto os vendedores são simpáticos e atenciosos - você encontra de tudo. Da farinha ao açaí; do peixe cru ao peixe frito.
Não entendo o paraense da gema não gostar do Ver-o-Peso. Não reverenciar tão lindo monumento cultural. Os turista quando chega m em Belém a primeira coisa que ele quer conhecer  é o Veropa. E é amor à primeira vista. Sempre se encantam com tudo que existe por lá. Saem de lá com saudade. E quando volta à Belém querem repetir a dose.
Como já falei, sou amante do Ver-o-Peso.  Sempre estou vendo o pôr do sol no calçadão mais bonito de Belém. Por ser mais alto que a estação, dar para ficar amando o se esconder do sol até às 18 horas. E sempre dá uma foto de primeira.
Ao Ver-o-Peso, nestes seus 384 anos, nossos sinceros parabéns a todos os trabalhadores, das erveiras aos verdureiros. Dos peixeiros, que madrugam para ter sempre um peixe novo para seus clientes, aos tradicionais vendedores de mingau. Dos fruteiros até os mais humildes carregadores. Vocês fazem parte dessa história linda de 384 anos do nosso querido Ver-o-Peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário